FC Santa Cruz

Com um a menos, Santa Cruz perde a primeira

12/03/2017

O Santa Cruz enfrentou o São Gabriel neste domingo, 12, pela 2ª rodada do Grupo A no Campeonato Gaúcho da Série A2, no Estádio Silvio de Faria Corrêa, e foi derrotado por 2 a 1. Rilber e Júnior marcaram para o time da casa no primeiro tempo e Alex Goiano descontou em uma penalidade no segundo tempo. Na classificação, o Santa Cruz ocupa a 4ª posição, com três pontos, enquanto o São Gabriel lidera com seis pontos. Na próxima rodada, o Santa Cruz enfrenta o Inter-SM nos Plátanos, quarta-feira, 15, às 20 horas. O São Gabriel recebe o Guarani-VA no Silvio de Faria Corrêa às 20h30.

O Santa Cruz entrava em campo motivado pela vitória da estreia sobre o Guarani-VA. O técnico Lúcio Collet não teria apenas o volante Carlos Eduardo à disposição, por ter sido expulso. O São Gabriel também venceu na abertura – 2 a 1 sobre o Guarany de Bagé – e estava disposto a triunfar novamente. O técnico Círio Quadros havia alterado a escalação no meio-campo. Daniel entraria na vaga de Márcio.

O São Gabriel ameaçou aos dois minutos. Jocenir cruzou da direita e Sandro tentou afastar, mas mandou contra a própria meta. A bola tocou a trave antes de ser perder pela linha de fundo. O Santa Cruz respondeu aos cinco minutos. Fogaça recebeu na direita e deixou para Alex Goiano, que bateu forte. Juliano espalmou e Fogaça concluiu por cima no rebote. Aos sete minutos, o árbitro Bruno Mattos assinalou pênalti quando Anderson Catatau disparou pela esquerda e foi derrubado na grande área por Vagner. Alex Goiano cobrou e Juliano caiu no canto esquerdo para defender. Uma oportunidade preciosa desperdiçada. O goleiro do São Gabriel já havia defendido uma penalidade diante do Guarany de Bagé na estreia.

Já aos 18 minutos, Rilber alçou a bola na área em cobrança de falta e Anderson Catatau afastou. No rebote, João Felipe finalizou por cima. O Santa Cruz levou perigo aos 25 minutos. Alex Goiano bateu forte da intermediária e o goleiro Juliano espalmou. Anderson Catatau ficou com a sobra, mas estava impedido. Aos 27, Júnior cruzou na área e João Leandro apareceu para finalizar. Fernando Costa fez a defesa para evitar o gol. A jogada surgiu em um contra-ataque, com um lançamento nas costas da defesa. O São Gabriel abriu o placar aos 35 minutos. Júnior cobrou escanteio da direita e Rilber subiu para cabecear e vencer o goleiro Fernando Costa. No minuto seguinte, Alex Goiano soltou a bomba em cobrança de falta e mandou pelo lado externo da rede. Mas o time da casa ampliou aos 39. Júnior recebeu a bola de Rilber na direita e invadiu a área para bater na saída do goleiro Fernando Costa. O Galo iria para o intervalo com uma situação adversa, apesar de não ter feito uma má atuação.

Na volta dos vestiários, Rafinha entrou na vaga de Padel e Elias passou a atuar na lateral direita. Logo aos dois minutos, o Santa Cruz teve outro pênalti assinalado. Alex Goiano driblou Guilherme e foi derrubado. Desta vez, bateu forte no canto esquerdo e não deu chances para o goleiro. Aos cinco minutos, Fogaça foi acionado e disputou com a defesa para finalizar. Juliano desviou para escanteio. O Galo teve a oportunidade de empatar aos 10 minutos. Guilherme falhou e Alex Goiano ficou com a bola para acionar Rafinha. A finalização foi certeira, mas o goleiro Juliano intercedeu com mais uma boa defesa. Na marca dos 12, Thiago Saraçol cobrou falta e a bola saiu à direita. Já aos 14, Márcio entrou na vaga de Daniel. Já aos 16 minutos, Thiago Saraçol soltou a bomba e Juliano pegou firme. Na sequência, o próprio Saraçol saiu para a entrada de Guilherme Santos. Pressionado, o São Gabriel resolveu se retrair para garantir o resultado. O zagueiro Lúcio Gaúcho entrou na vaga de João Leandro aos 20 minutos.

Já aos 24 minutos, o técnico Lúcio Collet colocou Alan Cristian na vaga de Juliano Fogaça. O goleiro Fernando Costa fez milagre aos 30 minutos. Defendeu na conclusão de Rilber e ainda espalmou no rebote. Manteve o Santa Cruz vivo na partida. O Santa Cruz partiu para a pressão. Mas como não conseguiu efetivar o volume criado, sofreu o contra-ataque aos 35. Alan Cristian “matou” a jogada com falta em Jocenir e foi expulso. Com um a menos, a situação ficou complicada. Aos 38, Fernando Costa salvou novamente ao defender finalização de Júnior. Apesar do desgaste físico, o Santa Cruz ainda buscava forças nos minutos finais para buscar o empate. O campo encharcado da chuva e a torcida contrária eram elementos para aumentar o desafio. Mas o São Gabriel também ameaçava. Rilber soltou uma pancada da intermediária aos 44 e Fernando Costa espalmou mais uma. Já aos 47, em cobrança de falta de Jaime, o goleiro Fernando Costa caiu no canto esquerdo para salvar.
Lúcio Collet justifica derrota por desperdício e falhas defensivas

“É difícil perder um jogo assim, jogando melhor. Perdemos muitas oportunidades. Tem que chegar e fazer, senão não ganha”, disse o meia Rafinha. “Sabemos que erramos bastante. Fomos bem coletivamente, mas pecamos em oportunidades de gol, pênalti perdido, bola parada. A gente sabe que precisamos corrigir. Erra um, erra todos. Se a gente evoluir nesses pontos, temos tudo para ter sucesso nos próximos jogos”, resumiu. O goleiro Fernando Costa disse que o time criou bastante. “Vamos sair de cabeça erguida. Abrimos um pouco no segundo tempo, mas é normal”.

O técnico Lúcio Collet avaliou que a equipe deveria ter feito ao menos um gol com as oportunidades criadas no primeiro tempo. “Estivemos bem até os 33 minutos, criamos sete oportunidades. Estão monitorando as cobranças de pênalti, avisei o Alex Goiano. Depois, em duas falhas, sofremos os gols. Vou conversar e cobrar internamente. Na segunda etapa, tivemos outras três chances para empatar. Perdemos um atleta expulso de forma injusta e depois não tivemos forças. Poderíamos ter até sofrido o terceiro gol”, avaliou. “Nós vamos sair tristes, pela qualidade que mostramos em campo. É um adversário direto, não podemos desperdiçar pontos. Temos que repetir, acertar as falhas. O Rafinha entrou no segundo tempo, deu mais velocidade e ter começado no banco não influenciou. Criamos bastante, faltou efetividade”, concluiu.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO SÉRIE A2 – 2ª RODADA – GRUPO A
SÃO GABRIEL 2 x 1 SANTA CRUZ

Local: Estádio Sílvio de Faria Corrêa, em São Gabriel
Data: 12/03/2017
Horário: 18h30
Árbitro: Bruno Mattos
Assistentes: Pablo Sebastian de Mello e Haury Temp
Cartões amarelos: João Felipe, Guilherme, Rilber, Lúcio Gaúcho e Márcio (São Gabriel); Padel, Elias, Sandro e Márcio (Santa Cruz)
Cartão vermelho: Alan Cristian (Santa Cruz)
Gols: Rilber (São Gabriel) – 35min/1º, Júnior (São Gabriel) – 39min/1º e Alex Goiano (Santa Cruz) – 3min/2º

SÃO GABRIEL: Juliano; Jocenir, Vagner, Guilherme e Jaime; Diego Borges, Rilber, João Felipe, Daniel (Márcio) e Júnior; João Leandro (Lúcio Gaúcho)
Técnico: Círio Quadros

SANTA CRUZ: Fernando Costa; Padel (Rafinha), Sandro, Caio e Marciel; David, Elias, Thiago Saraçol (Guilherme Santos) e Alex Goiano; Juliano Fogaça (Alan Cristian) e Anderson Catatau
Técnico: Lúcio Collet

Texto: PortalGaz | Foto: Caderno7




SITE OFICIAL
FUTEBOL CLUBE
SANTA CRUZ
Rua Gaspar Silveira Martins, 1448
Higienópolis. CEP: 96825-002.
Santa Cruz do Sul (RS).

Fone: (51) 9 8153-9802
Design por Empório   Manutenção por Nicolas Fraga