FC Santa Cruz

Dos projetos da prefeitura para o time Juvenil

17/08/2017

O futebol, esporte mais amado pelos brasileiros, proporciona para muitos jovens, através de ações governamentais, uma oportunidade de aprendizado que irá fazer parte de sua formação pessoal, independende da formação ou não de um atleta profissional no futuro.

Em Santa Cruz do Sul, somente em 2017, mais de mil e duzentas crianças entre seis e dezessete anos de idade têm a oportunidade de participar do projeto “Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã”, realizado desde o ano de 2014 pela Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Esportes e Lazer.

Divididos atualmente em 29 núcleos que oferecem aulas de futebol, futsal, vôlei, basquete, handebol e atletismo, muitos dos jovens que hoje participam do “Craques da Bola” tiveram em 2016, a oportunidade de participar do Campeonato Dente de Leite, competição de futebol que a prefeitura municipal reativou em 2013 após sete anos de interrupção.

Entre os mais de 600 atletas participantes do campenato no ano passado, muitos deles hoje buscam uma carreira profissional. É o caso dos garotos Roger Matheus Mendes Stertz e Gabriel Ferraz Cardoso, ambos de 14 anos. Os dois se destacaram no Campeonato Dente de Leite e foram vistos pelo treinador da categoria Sub-15 do Santa Cruz, o Xandão.

O desempenho dos garotos chamou a atenção, e atualmente Roger e Gabriel fazem parte do elenco do Futebol Clube Santa Cruz que disputa o Campeonato Gaúcho Juvenil. O Galo joga a segunda fase da competição e a próxima partida é o clássico regional contra o Lajeadense, dia 23 de agosto, nos Plátanos, a partir das 15 horas com entrada franca.

Responsável pela Secretaria Municipal de Segurança, Cidadania, Esportes e Lazer, o Secretário Henrique Hermany afirma que, antes dos resultados dentro de campo que os jovens estão conquistando, devem ser ressaltadas as conquistas que os jovens alcançam com a participação nos projetos sociais da prefeitura.

“A gente sempre ressalta a importância do lado social do trabalho. É uma parceria que vem dando certo entre a prefeitura e as escolinhas de futebol. E o Santa Cruz tem dado um grande exemplo de trabalho através de sua diretoria, do presidente Sergio Pilz, do coordenador da base, o Serginho e de toda a equipe das categorias de base, e que realmente este trabalho está dando resultado, tanto pro clube que tem novamente uma categoria de base forte, mas principalmente para essas crianças e adolescentes oriundas dos projetos sociais, especialmente do Campeonato Dente de Leite, e também do Projeto Craques da Bola: Cidadãos do Amanhã, que proporciona a oportunidade de ser atleta de uma equipe de base de um clube profissional”.

Os valores poroprcionados pelos projetos são destacados pelos próprios atletas. Gabriel e Roger fazem questão de ressaltar que, a participação nos projetos sociais da Secretaria Municipal de Esportes lhes deu uma boa preparação para encarar a rotina de trabalhos no Futebol Clube Santa Cruz.

“No Sub-15 a gente treinava só dois dias por semana, e aqui (no Juvenil) é mais puxado. Estou com mais preparo, e também na questão tática”, afirma Gabriel, morador do Bairro São João e que atua tanto na lateral quanto no meio-campo do Galo. O zagueiro Roger, que também atua na lateral, confirma a palavra do colega. “A disciplina, o posicionamento, a resistência. A academia ajuda muito”, completa o atleta que começou no Sub-15 e hoje é Juvenil do Futebol Clube Santa Cruz.

Para o coordenador técnico das categorias de base do Futebol Clube Santa Cruz, Sergio Luis Lima Vieira, o Serginho, a parceria com a prefeitura municipal, que realiza o Campeonato Dente de Leite para centenas de meninos e meninas das escolas, é fundamental para a estruturação dos times das categorias iniciais. “Através desses projetos da Secretaria de Esportes a gente conseguiu captar o Gabriel e o Roger, dois meninos que hoje tem vínculo de três anos no clube e no futuro o Santa Cruz irá ganhar o direito de solidariedade por ser o primeiro vínculo do atleta. É importante a continuidade desses projetos para que a gente possa ter onde captar atletas de qualidade e de boa índole como são o Gabriel e o Roger”.




SITE OFICIAL
FUTEBOL CLUBE
SANTA CRUZ
Rua Gaspar Silveira Martins, 1448
Higienópolis. CEP: 96825-002.
Santa Cruz do Sul (RS).

Fone: (51) 9 8153-9802
Design por Empório   Manutenção por Nicolas Fraga