FC Santa Cruz

Sub-17 estará no Gauchão 2020

07/02/2020

A categoria Sub-17 do Futebol Clube Santa Cruz confirma mais uma participação no Campeonato Gaúcho Juvenil.

Com boas participações nos últimos anos, chegando nas quartas-de-finais em 2019, o Galo, em parceria com o Centro Esportivo Santa Cruz (CESC), ONG que auxilia na administração das categorias de base do clube, pretende mais uma vez fazer uma boa participação no Gauchão e seguir revelando talentos.

O Santa Cruz está no Grupo D, juntamente com Guarani-VA, Lajeadense, Pinheiros (Taquari), Americano (Novo Hamburgo), e Novo Hamburgo. As equipes da chave do Galo enfrentam na primeira fase os times do Grupo E, composto por Internacional, Igrejinha, Cruzeiro, Oriente, Novo Horizonte e Riograndense.

Os quatro melhores de cada chave passam para a segunda fase, que terá 20 clubes divididos em quatro grupos, onde os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas-de-finais, quando começam os confrontos eliminatórios. A competição está marcada para iniciar dia 2 de maio.

A temporada do Sub-17 do Galo abre terça-feira, dia 11 de fevereiro. Coordenados pelo técnico Edimilson Pilz, grupo irá trabalhar com garotos nascidos entre os anos de 2003 e 2004, com 16 e 17 anos, mas também terá atletas com 18 e 19 anos que poderão ser utilizados para o time principal ou Sub-19 no futuro. Na apresentação do plantel também será divulgado o restante da comissão técnica que atuará na base.

O Centro Esportivo Santa Cruz também fará uma avaliação para interessados em compor o plantel do Galinho. A “peneira” está marcada para o dia 15 de fevereiro no Estádio dos Plátanos.

Segundo o diretor do CESC, Luiz Eduardo Carvalho, em 2020 a equipe Juvenil terá prioridade na base Alvinegra.

Esse ano a gente vai com força máxima no Juvenil. Como tivemos nosso melhor aproveitamento no Gauchão em 2019, chegando nas quartas-de-finais, a gente vai estar focando muito o trabalho em cima do Sub-17, por isso a gente optou por não botar o Infantil (no Gauchão). Vamos estar trabalhando com meninos da região e de fora.

Também é intenção do CESC aprimorar as escolinhas, que atuam fora do Estádio dos Plátanos em três núcleos: no SESI e no Clube União, em Santa Cruz, e em Vera Cruz, com a Escolinha DNA Carijó.

A gente optou por fazer essas parcerias para ter locais confortáveis para a gente conseguir atrair meninos, e meninas agora, que é nosso grande desafio pois estamos implantando o futebol feminino”.

As categorias Sub-13 e Sub-15 continuam seu trabalho normal, e o clube inclusive já confirmou presença na Copa Dos Vales em 2020, torneio que a equipe Sub-17 sagrou-se campeã em 2019, e o galo ainda faturou o vice na categoria Sub-15, e o quarto lugar na Sub-13.

O presidente do Futebol Clube Santa Cruz, Tiago Rech, destaca os bons frutos que rendem a parceria entre o clube e o CESC.

“O Santa Cruz desde 2017 tem valorizado suas categorias de base, e isso inclui a participação no campeonato gaúcho. A gente vai dar sequência ao Juvenil, que ano passado teve uma ótima participação, conseguindo chegar às quartas-de-finais, e mantendo essa parceria que a gente tem com o Centro Esportivo Santa Cruz, que é uma parceria que já está completando 16 anos e sempre nos auxilia nos trabalhos de categoria de base. A gente tem tido provas de que o trabalho na base está sendo muito bom. Chegamos nas quartas de final do Gauchão com o time Juvenil, fomos campeões na categoria Juvenil da Copa dos Vales, chegamos até a semifinal com o Sub-19 na Copa FGF e conseguimos formar alguns atletas que estão jogando em grandes clubes como Inter, Chapecoense e até no exterior, também dar continuidade para o clube profissional”.

 

Garotos da base do Galo estão em Portugal

Cinco atletas da base do Futebol Clube Santa Cruz passam um período de 30 dias de testes no Boavista Futebol Clube, na cidade do Porto, em Portugal. São eles: Arthur Carvalho (volante/meia), Matheus Zimmer (atacante), Ricardo Japa (meia/atacante), Leonardo Paul (meio-campo) e Gustavo Moraes (meio-campo).

Os jogadores do Galo enfrentam o frio Europeu até o dia 27 de fevereiro, quando retornam ao Brasil. O Boavista, que joga a primeira divisão de Portugal, tem dois brasileiros no plantel: o goleiro Helton Leite, e o ex-atleta do Santa Cruz, o zagueiro Lucas Tagliapietra, gaúcho de Alegrete, que atuou no Galo em 2010 e 2011.

Segundo o diretor do CESC, Luiz Eduardo de Carvalho, desde 2017 o clube tem parceria para levar atletas para a Europa. Já ocorreram intercâmbios em Portugal, com o Benfica, e o Galo já teve atletas até na Dinamarca, no ano passado. Nas ocasiões anteriores, destaca Luiz Eduardo, o foco era apenas na experiência e vivência dos atletas. Desta vez, o dirigente salienta que o foco é diferente, pois os jovens formados no Galo estarão em avaliação para disputar uma vaga em um clube no Velho Continente:

“Como os garotos evoluíram e se destacaram no Campeonato Gaúcho do ano passado, a questão não é mais só fazer intercâmbio tão somente. Além de trabalhar a escola europeia, a ideia também é fazer avaliações”.

Atletas do FC Santa Cruz em Portugal, junto a dirigentes e atletas do Boa Vista Futebol Clube

 

Interessados em participar das categorias do base do Futebol Clube Santa Cruz e concorrer na peneira do próximo dia 15 podem obter mais informações pelo e-mail: secretaria@cesantacruz.com.br, ou pelos telefones (51) 980541371, (51) 996480702 ou ainda (51) 984179277.

 

 




SITE OFICIAL
FUTEBOL CLUBE
SANTA CRUZ
Rua Gaspar Silveira Martins, 1448
Higienópolis. CEP: 96825-002.
Santa Cruz do Sul (RS).

Fone: (51) 9 8153-9802
Design por Empório   Manutenção por Nicolas Fraga