FC Santa Cruz

Taticamente perfeito, Galo vence Pelotas por 2×0

23/03/2017

Com um sistema defensivo brilhante, o Santa Cruz se redimiu da derrota no clássico e venceu o Pelotas por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, 23, nos Plátanos, no fechamento da quinta rodada da Série A2 do Campeonato Gaúcho. Com o triunfo, o Galo somou sete pontos e chegou ao terceiro lugar do grupo A, retornando à zona de classificação às quartas de final. A equipe alvinegra se prepara para outro confronto em casa na próxima terça-feira, 28, quando recebe a visita do Aimoré, a partir das 20 horas.

PRIMEIRO TEMPO

O time carijó teve retorno e baixas para o confronto. Enquanto o meia Alex Goiano se recuperou de um desconforto muscular, o técnico Lúcio Collet não pôde contar com o zagueiro Caio, por conta de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, além do volante Carlos Eduardo, que ainda se recupera de um problema muscular na coxa esquerda,  e do meia Thiago Saraçol, preservado em razão de dores no púbis.

O Santa Cruz tomou a iniciativa, mas não criou chances de gol, enquanto o Pelotas tentava explorar os contra-ataques. As principais chegadas da equipe alvinegra aconteciam com Allan Cristian, que tinha mais liberrada pela esquerda. O Lobão ameaçou aos 7 minutos. Gasparetto lançou a bola procurando o atacante Douglas Mineiro, que cabeceou e a bola passou perto da meta de Fernando Costa. O Galo respondeu dois minutos depois. Guilherme Sapé soltou a bomba na cobrança de falta e Mateus Claus defendeu de forma parcial. No rebote, Marciel concluiu sem direção.

O duelo era movimentado e equilibrado, com poucos espaços para as duas equipes. Porém, o Santa Cruz enfrentava dificuldades, especialmente no lado direito ofensivo. Aos 15, o Dante acionou Brasão, que só não marcou porque Marciel afastou o perigo. A primeira substituição dos donos da casa ocorreu cinco minutos mais tarde. Com dores no joelho esquerdo, Juliano Fogaça deu lugar a Wiliam Campos. Se o jogo estava encardido, o jeito era chegar na bola parada. E foi o que aconteceu em um golaço de falta aos 21. Sapé bateu à meia-altura, sem chances para Mateus Claus – 1 a 0. Logo em seguida, a equipe áurea-cerúlea quase empatou com Douglas Mineiro. Ele cabeceou no contrapé de Fernando Costa, que fez uma grande defesa.

Mesmo com a vantagem, o Galo demonstrava nervovismo em campo. O Pelotas voltou a assustar em cobrança de falta de Darlem, aos 32 minutos. O camisa 2 levantou na área e Yuri, de cabeça, mandou para fora. No minuto seguinte, Arilson finalizou forte, mas a bola bateu em Sandro, salvando o Santa Cruz. Apesar da derrota parcial, a equipe do técnico Marcelo Rospide impôs um ritmo maior e aparecia com mais frequência no ataque, porém esbarrava na boa postura defensiva do adversário.

SEGUNDO TEMPO

O Lobão voltou do intervalo com uma mudança: Fábio Rosa, que já tinha cartão amarelo, saiu para a entrada do meia Vinícuis Martins, buscando assim um maior poderio ofensivo. O Galo criou uma boa chance perigo aos 6 minutos. Rafnha tocou para Elias, que tentou o cruzamento e a zaga desviou para escanteio. O Santa Cruz tinha uma postura mais agressiva, com a marcação adiantada, dificultando as ações do Lobão, que não conseguia criar nenhuma situação de gol.

Aos 14, outra oportunidade para o Galo. Wiliam Campos aproveitou o erro de Yuri e rolou para Alex Goiano, que se atrapalhou e desperdiçou a chance de ampliar o escore. No entanto, aos 18, veio o segundo. No contragolpe, Rafinha encontrou Wiliam Campos, que avançou em velocidade e tocou com categoria por cima de Mateus Claus – 2 a 0.

Aos 23, Alex Goiano chutou e Mateus Claus espalmou para escanteio. O Pelotas tentou descontar com Yuri aos 27, que testou e Elias tirou em cima da linha. Aos 29, a segunda alteração no time carijó. Marquinhos ocupou a vaga de Rafinha, que saiu por desgaste físico. Aos 31, Yuri cabeceou mal após cobrança de falta de Vinicius Martins. Com câimbras, Alex Goiano deixou o gramado aos 33, sendo substituído por Guilherme Santos. O Galo diminuiu o ritmo, mas seguia excercendo uma boa marcação.  Aos 42, Wiliam Campos bateu forte e Mateus Claus fez boa intervenção, evitando o terceiro do Galo. O Santa Cruz administrou a vantagem até o fim e comemorou a segunda vitória nesta Divisão de Acesso.

GAÚCHO SÉRIE A2 – 1ª FASE – 5ª RODADA
SANTA CRUZ 2 a 0 PELOTAS

Data e horário: 23 de março, quinta-feira, 20h
Local: Plátanos, em Santa Cruz do Sul
Árbitro: Luís Matheus Silva
Gols: Santa Cruz – Guilherme Sapé (21/1ºT), Santa Cruz – Wiliam Campos (18/2ºT)
Cartões amarelos: Rafinha, Fernando Costa, Wiliam Campos e Guilherme Santos (Santa Cruz); Fábio Rosa, Darlem e Yuri (Pelotas)

SANTA CRUZ
Fernando Costa; Guilherme Sapé, Sandro, Marciel e Allan Cristian; Arthur Santos, David, Elias, Rafinha (Marquinhos) e Alex Goiano (Guilherme Santos); Juliano Fogaça (Wiliam Campos)
Técnico: Lúcio Collet

PELOTAS
Mateus Claus; Darlem, Yuri, Gasparetto e Dante; Ceará (Giovane), Fábio Rosa (Vinicius Martins), Arilson e Uelison (Jéferson); Douglas Mineiro e Brasão
Técnico: Marcelo Rospide

Texto: PortalGaz | Foto: Divulgação

FOTOS DA PARTIDA:

MELHORES MOMENTOS (meuesporte.tv):




SITE OFICIAL
FUTEBOL CLUBE
SANTA CRUZ
Rua Gaspar Silveira Martins, 1448
Higienópolis. CEP: 96825-002.
Santa Cruz do Sul (RS).

Fone: (51) 9 8153-9802
Design por Empório   Manutenção por Nicolas Fraga